A empresa chinesa Didi Chuxing, que no Brasil é a dona do app de transporte “99”, anunciou na China a criação de um modelo de carro elétrico projetado especialmente para uso por motoristas de aplicativo.
+“O Gambito da Rainha” se torna a série mais vista da história da Netflix
+China lança missão espacial para a Lua
+Japão aposenta últimos F-4 Phantom II depois de 48 anos de serviço
O modelo D1 foi desenvolvido em parceria com a montadora local BYD e as primeiras unidades começam a ser utilizadas em dezembro, em um projeto piloto na cidade de Changsha (China). De acordo com a Didi Chuxing, foram consideradas no projeto opiniões coletadas em pesquisas e clínicas de produto com mais de 10 mil motoristas e usuários.
O veículo foi projetado para ser econômico e fácil de usar para passageiros e o motorista. Por esse motivo, traz portas traseiras corrediças e banco mais ergonômico para o condutor, motor elétrico com um consumo energético de 12,8 kWh a cada 100 km rodados, além de trabalhar conectado a um sistema de telemetria para a gestão de frota.
Outra preocupação foi com o pacote de equipamentos de segurança. O D1 está equipado com frenagem autônoma, monitor de saída involuntária de faixa e alerta de risco de colisão frontal com pedestres.